Síndrome de Burnout: como prevenir no ambiente de trabalho
13.04.2023
Síndrome de Burnout: como prevenir no ambiente de trabalho
Hoje vamos falar sobre um assunto sério: a Síndrome de Burnout. Também conhecida como síndrome do esgotamento profissional, é uma doença muito presente nas empresas e que precisa ser prevenida e cuidada, pois, além de gerar enormes riscos à saúde física e mental dos colaboradores, também pode impactar nos resultados das equipes.
A doença laboral é um distúrbio emocional causado pela exaustão extrema, pelo esgotamento físico e estresse causado por situações vividas no trabalho. Geralmente ocorre em ambientes altamente competitivos e com pessoas que vivenciam situações que demandam muita responsabilidade, podendo resultar em estados depressivos e episódios de ansiedade graves.
Principais causas que levam à Síndrome de Burnout:
• Excesso de obrigações e responsabilidades no trabalho;
• Ambiente tóxico e competitivo;
• Estresse crônico;
• Tensão emocional;
• Relação difícil com superiores e colegas.
Um dos principais sintomas da Síndrome de Burnout a ser identificado é a sensação de esgotamento físico e emocional. E esse estado pode acabar levando a outros sintomas, como autoestima baixa, depressão, ansiedade, lapsos de memória, agressividade e mudanças bruscas de humor e insônia.
Mas atenção: todo diagnóstico deve ser feito por um profissional da área da saúde, geralmente um psiquiatra ou psicólogo, e o tratamento pode incluir o uso de antidepressivos, psicoterapia, e ainda indicação de atividade física regular e práticas de relaxamento.
E como prevenir?
A construção de um ambiente saudável é fundamental para prevenir a Síndrome de Burnout nos locais de trabalho. Ações como a implementação de uma cultura colaborativa e de feedback, que trabalhe críticas e sugestões de maneira construtiva, podem ser muito eficazes para combater a síndrome.
O planejamento também é uma boa estratégia de combate à síndrome de Burnout. Pensar em prazos factíveis, de acordo com as responsabilidades dos colaboradores, pode evitar estresses futuros. Além disso, realizar encontros e reuniões semanais entre gestores e colaboradores, fazendo uma análise da semana, discutindo desafios e dificuldades encontradas pode promover um ambiente mais aberto e propício à colaboração e à solução de problemas.
A melhor prevenção é desenvolver um ambiente saudável e colaborativo, com mobiliário que tenha menos rigidez, que desperte um sentido de acolhimento, flexibilidade e interatividade, no qual todos os colaboradores sintam-se bem para trabalhar e trocar opiniões e experiências, afinal é no trabalho que passamos a maior parte de nossos dias.