Pós-pandemia: a vez do mobiliário colaborativo

02.12.2022

Pós-pandemia: a vez do mobiliário colaborativo

Dentre as muitas mudanças que foram impostas ao mundo em função da pandemia, algumas afetaram o mundo corporativo em definitivo. O momento que vivemos, de retomada aos ambientes físicos de trabalho, é um período em que as organizações estão passando por um processo de adequação para se tornarem espaços de trabalho mais dinâmicos e flexíveis. 

E se um escritório quer mudar o formato de trabalho, a primeira coisa a ser reconsiderada é a sua estrutura. E a melhor forma de fazer isso é abrindo seus espaços e introduzindo um mobiliário que permita o chamado trabalho colaborativo.


Uma tendência que está se firmando com mais força no pós-pandemia é a redução ou até eliminação de locais fixos de trabalho dentro dos escritórios. Com a grande parte das pessoas utilizando equipamentos eletrônicos móveis, muitas empresas têm criado zonas diferenciadas em que as pessoas podem escolher como e onde querem trabalhar. Estes locais podem ser estações de trabalho, áreas colaborativas ou mais privativas.

Alguns tipos de móveis favorecem essa colaboração e podem transformar um ambiente plano aberto, criando espaços mutáveis, com layout que pode ser alterado pelos próprios usuários de acordo com as necessidades.

São mesas de trabalho colaborativas, puffs que permitem um trabalho mais descontraído, sofás modulares de composição infinita e enclosures para reuniões informais que exijam um pouco mais de privacidade. 

Esses novos espaços trazem à organização um ar mais despojado, ideais para momentos de descompressão, e ainda se torna uma “brincadeira” que estimula a criatividade na disposição de cores e formas que geram inúmeras possibilidades. 

Os ambientes corporativos colaborativos são uma tendência que vai muito além do design e tem razão de ser nas vantagens que implica. Entre os benefícios que os ambientes colaborativos proporcionam, estão a melhora no desempenho de trabalho e das relações interpessoais, maior velocidade na comunicação e na troca de informações e ainda ajuda a promover o compartilhamento de habilidades, conhecimento e experiência entre colegas de uma mesma empresa.

Além de tudo isso, é claro, o mobiliário colaborativo garante ao escritório um visual moderno e um espaço mais aconchegante e motivador para todos os trabalhadores do local, equilibrando comprometimento e lazer.

São muitas as mudanças que já podemos ver nos ambientes corporativos e muitas ainda devem acontecer. Afinal, assim como as pessoas mudam, os espaços de trabalho também estão em constante movimento.

A sua empresa já está adequada aos novos tempos?