Cores. Você já parou para pensar do que são feitas as cores que conhecemos? Na verdade, as cores que enxergamos não existem; elas são fabricadas pelo nosso cérebro. É isso mesmo. As cores são percepções visuais captadas pelas células cones dos nossos olhos, que transmitem ao nervo ótico as impressões e as levam direto ao sistema nervoso. Ou seja, as cores nada mais são que uma interpretação visual de como a luz é refletida pelas superfícies.
O universo das cores é muito vasto e possui um grande poder de influência sobre as pessoas - capaz até de afetar nossas emoções. Por essa razão, levar em consideração o estudo das cores na hora de compor os ambientes corporativos é fundamental para quem busca um espaço de trabalho harmonioso e que contribua positivamente para a produtividade das equipes.
Em nosso conteúdo, vamos mostrar um pouco de que maneira cada cor estimula nosso comportamento e como uma escolha de cor acertada pode fazer diferença em seu escritório.
Azul
De acordo com a psicologia das cores, o azul propicia conexão com a mente e com a produção de resultados. Também é ligado a uma noção de seriedade e profissionalismo.
Amarelo
Muito ligado à criatividade e otimismo, é uma cor que estabelece conexões diretas com as emoções. Suas características podem incentivar a coragem de mudar e de propor soluções criativas.
Vermelho
Produz estímulo ao corpo. Portanto, atividades ligadas ao físico são incentivadas pela presença da cor vermelha. É uma boa escolha para espaços de trabalho onde a ação é prioridade.
Verde
A cor verde e suas tonalidades estão relacionadas às noções de equilíbrio, calma e segurança. Indicado para ambientes onde ocorrem transações comerciais frequentes ou reuniões de negócios.
Laranja
A cor tem o poder de estimular e trazer vitalidade. O laranja é uma ótima opção de cor para ambientes como salas de espera.
Todas essas cores podem aparecer em seu escritório, dependendo do tipo de trabalho que é executado e do propósito que a sua organização quer transmitir tanto para a equipe, quanto para os clientes. Uma dica para quem quer trazer um pouco de cor para dentro dos ambientes corporativos mas tem receio de ousar, é optar por ter a cor aplicada em objetos decorativos ou em mobiliários como cadeiras. Sabendo dosar e usando as cores com consciência, o seu espaço de trabalho pode ser tornar um local ainda mais agradável e acolhedor para passar grande parte do dia.